Fotógrafo Publicitário: o que é preciso para seguir essa carreira?



A fotografia é a paixão de muitas pessoas, e com a popularização de câmeras profissionais (como as DSLR) começou a surgir muitos fotógrafos novos, ampliando e intensificando o mercado.

A maioria dos profissionais trabalham com produção de books e eventos, mas o mercado fotográfico é bem mais amplo, possuindo vários segmentos, e é sobre um deles que vamos conversar neste artigo: a fotografia publicitária.

Vamos começar?

O que é fotografia publicitária?
Gisele em campanha para a Vivara

A fotografia publicitária, também conhecida como fotografia comercial, é uma estratégia de marketing, idealizada com o objetivo de vender, divulgar ou conscientizar o público sobre determinado assunto, produto ou serviço.

O trabalho realizado nas fotos comerciais deve refletir os valores da marca e o objetivo da campanha, por isso, é necessário estudar muito o cliente e fazer um bom planejamento. E, isso quer dizer que grande parte do trabalho vem antes mesmo do ensaio fotográfico.

Além disso, a fotografia publicitária também é um importante elemento de identidade visual da marca, portanto, deve ser elaborada cuidadosamente para fazer parte de um processo de gestão de marca.

Exemplos de fotografia publicitária

Separei alguns exemplos de marcas mundialmente conhecidas que sabem usar muito bem a fotografia comercial como elemento de identidade visual. Veja!

McDonald's

Campanha McDonald's para o filme Logan(2017)

Uma das maiores empresas de fast-food do mundo utiliza diferentes elementos visuais para fortalecer a identidade da sua marca, principalmente as cores vermelho e amarelo e a presença da letra M. É desse modo que a empresa reforça a sua identidade de marca e gera reconhecimento perante o público.

Coca-Cola

Campanha Coca-Cola para o Dia dos Namorados

Toda a identidade visual da Coca-Cola se baseia em transmitir a essência da marca que é felicidade, frescor e satisfação. Ao longo dos anos, a empresa vem fortalecendo a marca sempre com slogans marcantes como "Abra a felicidade" e o último "Sinta o sabor".

Independente do foco da campanha (Natal, Copa, datas comemorativas etc), os componentes visuais da fotografia publicitária sempre remetem à marca, facilitando a identificação e empatia do público.

Nike

Campanha Nike para a nova coleção 2018

Just do it. Apenas faça. Esta é a essência da marca e também o seu slogan, refletida na campanha publicitária através da sensação de liberdade e superação por meio de atividades físicas. Com um logo bem marcante e reconhecível, a Nike trabalha com fotografias publicitárias bem características e de fácil identificação.

Fotografia publicitária: um toque de perfeição

Talvez você já tenha visto a publicidade de um produto e na realidade ele era bem diferente, não é mesmo?!

Essa situação é muito comum no ramo alimentício, em que normalmente as fotos publicitárias dos alimentos não condizem tão bem com a realidade, mas calma, isso não significa que essa publicidade é uma propaganda enganosa.

A fotografia publicitária permite artifícios para dar mais simetria e harmonia na composição fotográfica, ou seja, um toque de perfeição 😉

Observe os exemplos abaixo:


(clique nas imagens para ampliá-las)

A fotografia de alimentos precisa despertar no público o desejo de comer, por isso, elas são bem trabalhadas e bem projetadas, não sendo, na maioria das vezes, totalmente compatíveis com a realidade.

Agora que a gente já viu alguns exemplos da fotografia publicitária, vamos falar sobre como fazer carreira nesse segmento. Bora lá!

Como ser um bom fotógrafo publicitário?
Photo by Ailbhe Flynn on Unsplash

Como na maioria dos tipos de fotografia, o aprendizado vem na prática. Mas isso não quer dizer que você não precisa se especializar, ok?!

Fazer cursos presenciais ou online, participar de workshops, ir a eventos do segmento e pedir consultoria de um fotógrafo mais experiente são excelentes formas de aperfeiçoar o seu trabalho e talento.

Vale lembrar também que há diversas universidades que ofertam ótimos cursos de graduação na fotografia.

Outro ponto que preciso ressaltar é que a fotografia publicitária possui especificidades, ou seja, você precisa conhecer as manhas e técnicas para este tipo fotografia.

O profissional recebe o briefing do trabalho e o executa, certo? Mas o bom profissional vai além, ele tem mais conhecimento e propriedade daquilo que está realizando, o que faz com que seu trabalho seja melhor e mais completo.

Características do fotógrafo publicitário:

🔸 Estuda sobre tudo que tange o seu trabalho;
🔸 Tem noção de mercado;
🔸 Entende de semiótica;
🔸 Conhece sobre cenário, figuração e figurino;
🔸 Está sempre se aperfeiçoando;
🔸 Sabe como tratar a imagem em softwares;
🔸 Entende de iluminação e posicionamento;
🔸 Respeita os elementos visuais da marca do cliente;
🔸 Opina quando vê que algo não ficará bom;
🔸 Conhece pelo menos o básico de direção de arte;
🔸 Sabe trabalhar em equipe.

Essas e outras características vêm com o tempo e a experiência, porém, o bom fotógrafo sai na frente e estuda isso testando em trabalhos próprios para desenvolver know how e montar portfólio.

Se você gosta dessa área e tem vontade de seguir carreira, comece a buscar mais conhecimento, juntar uma graninha para comprar um bom equipamento e colocar em prática o seu sonho. Boa sorte! Sucesso 😘

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