6 itens básicos para um briefing perfeito
Falando sério, quem trabalha em agência de marketing ou com fotografia profissional, já está até cansado de ouvir a palavra briefing.
Mas para quem está tendo os primeiros contatos com a área de Publicidade e Propaganda ou Fotografia, costuma ficar um pouco perdido com os vários termos e significados.
É, por isso, que vou explicar o que é briefing e para que serve (lembrando que esse texto será focado no serviço de fotografia). Além disso, vou compartilhar algumas dicas para fazer um ótimo briefing. Bora?
Briefing??? O que é isso?
O briefing é uma espécie de questionário que o cliente preenche com todas as respostas necessárias para orientar e instruir uma campanha ou projeto. O briefing é o documento que dá subsídio para o fotógrafo durante todo o processo de criação e execução do trabalho.
Para que serve o briefing?
O objetivo do briefing é entender o que o cliente quer, o que ele precisa e o que você vai ter que fazer. As respostas do cliente contidas no questionário servem para facilitar o seu trabalho e diminuir as chances de erros ou retrabalho.
A elaboração do briefing é de total responsabilidade sua, afinal, ele serve para orientar o seu trabalho e quem sabe quais questões são pertinentes é você. Pense que o briefing é um elemento que fornece os rumos do projeto, portanto, elabore questões com grande relevância.
Também é necessário que você eduque o seu cliente, fazendo-o entender a importância de responder o briefing corretamente, com clareza e riqueza de detalhes, reforçando o quão crucial são essas informações para o sucesso do trabalho.
O briefing também serve para despertar os primeiros insigths do trabalho, colocando a sua criatividade para funcionar. Ótimo, não é?! Mas melhor ainda é o próximo tópico deste texto! Confira abaixo algumas dicas para fazer um bom briefing.
6 itens básicos para um bom briefing
Dizer que o briefing é importante é fácil, mas quais questões não podem faltar para extrair as melhores informações? Para isso, separei 6 itens básicos para um bom briefing:
1. Objetivos e metas da campanha
Entender o porquê da campanha é primordial para poder produzir e criar o seu trabalho. Na questão da fotografia, os objetivos e metas da campanha irão ajudar você a compor toda a composição fotográfica para a campanha.
2. Orçamentos e prazos
O orçamento pode ter duas variações: você tabelar os seus preços ou o cliente dar o orçamento disponível e você modelar o seu trabalho mediante esse valor. Tão importante quanto o orçamento é o prazo, você precisa saber o deadline para produção e finalização do trabalho.
3. Público-alvo
Quem são os clientes do seu cliente? Para uma campanha publicitária, entender o público-alvo é indispensável, ajudando na produção de fotos bem criativas. No texto sobre a carreira de fotógrafo publicitário, eu citei um exemplo do McDonald's, referente a campanha para o filme Logan (2017).
A campanha consiste em uma mão com punho cerrado e três batatas fritas entre os dedos, representando as garras do Wolverine. É uma ótima sacada, pois o público-alvo do McDonald's são jovens que gostam de fast-food e são ligados na cultura pop e cinema, por exemplo.
4. Material de divulgação e veiculação
Essa campanha será veiculada onde? Marketing tradicional ou marketing digital? A fotografia é para cartazes, flyers, outdoors, cards de Facebook, capa de site?
O material de divulgação e o meio de veiculação são importantes para você produzir uma peça publicitária correta, sem perder tempo com retrabalho ou realinhamentos posteriores.
5. Estilo e design
Entenda qual o estilo de foto que o cliente espera, para isso, você pode mostrar seu portfólio ou pedir que ele lhe envie referências. Pense que talvez você imagine algo mais clean e moderno, mas o cliente imagina algo mais grunge ou neon, a falta de comunicação pode causar uma deficiência na afinidade entre vocês.
O estilo e design das peças publicitárias também ajudam a dar a característica esperada para o objetivo da campanha, por isso, é um ponto importante.
6. Objeções
Tão importante quanto saber o que o cliente quer é saber o que ele NÃO QUER. Cada cliente é um cliente e cada gosto é um gosto, por isso, você precisa entender o que ele não gosta e não aceitaria de jeito nenhum, para não errar na hora de produzir a fotografia da campanha.
Agora que você já sabe tudo sobre briefing, está pronto para criar o seu? Mãos à obra! 😀
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